quinta-feira, 7 de maio de 2009

Neste post vou destacar as actividades mais importantes que já foram feitas até hoje; uma delas designa-se por “Corrente da vida” e tem como principal função desenvolver o tema da vida, abordando as várias gerações. Pretende-se com esta actividade saber a opinião sobre cada idade e a importância da sua interligação. A Corrente da Vida foi realizada através de sub-actividades que forneceram uma abordagem prévia sobre o tema, para que depois fosse desenvolvido através de outras actividades. Ou seja, a Corrente da Vida é apenas o começo de um ciclo evolutivo para a mudança, isto porque, depois das actividades mais superficiais serão feitas outras que mostram que a comunicação e a junção das gerações são realmente importantes.

A próxima actividade designa-se por “Uma flor para mim e para ti” e tem várias funções ao longo de todo este percurso de mudança. Uma das funções consiste em realçar que, apesar de todas as diferenças que temos pelo que somos ou fazemos, conseguimos viver em sintonia, o que nos torna iguais e em constante comunicação. Para além disto, estas flores servirão para simbolizar o voluntariado e inter-ajuda entre os povos, dando a conhecer, assim, a Legião da Boa Vontade ao público.

Outra das actividades mais significativas foi a 1ª Feira de Vivências. Tanto a primeira como a segunda Feira de Vivências têm como principal objectivo fornecer uma troca de experiencias, vivências e costumes entre todos os participantes. Esta primeira exibição foi feita através de objectos que lhes pertencessem e que tivessem algum significado especial. Assim, cada um dos participantes trouxe um ou vários objectos e, a partir daí cada um explicou o motivo pelo qual os trouxe, ou contou a história dos mesmos.

*O animador socioeducativo é um agente de mudança, que pretende mudar mentalidades através de actividades de educação não-formal. É isso que tento fazer neste momento, para que num futuro próximo haja mais comunicação, cumplicidade e união entre as gerações do Centro Social Legião da Boa Vontade.*

Sem comentários: